Exercício profissional do farmacêutico para atender as necessidades do paciente em relação à farmacoterapia, cujo objetivo é alcançar resultados definidos para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Na atenção farmacêutica substituímos a ênfase do produto (medicamento) para o indivíduo e incluímos a identificação de uma necessidade social.

Serviço técnico a ser desenvolvido junto ao pacientee/ou cliente, acompanhante e demais profissionais, visando aumentar a efetiviadde da intervenção terapêutica, corroborando o uso racional de medicamentos, participação efetiva na elaboração de protocolos, fluxos e indicadores. O propósito é garantir qualidade no cuidado prestado e segurança medicamentosa.

Trata-se de um serviço multiprofissional destinado a análise e adequações de prescrições de materiais e medicamentos, visando a qualificação da assistência prestada, assim como de processos gerenciais. Possui interrelação com outras ações ou setores, a exemplo de:

- Análises de rentabilidade

- Padronização de insumos

- Farmácia clínica

O papel da CFT é estratégico, capaz de estabelecer ferramentas para que o gestor possa tomar decisões uniformes e seguir diretrizes estabelecidas na Instituição. De caráter consultivo e deliberativo e tem por finalidade selecionar e acompanhar os medicamentos essenciais e os materiais para uso nas unidades de saúde.

A Especializa oferece assessoria para implantação ou implementação na CFT.